24 de abril de 2018 Por SBMDN

3º Congresso Brasileiro de Disfagia

Ribeirão Preto SP, 5 a 7 de abril de 2018

O congresso contou com a participação de 350 pessoas entre várias categorias profissionais, como médicos, fonoaudiólogas, e nutricionistas.

Tivemos a presença da Dra Catriona M Steele, da Universidade de Toronto (Canadá), que apresentou várias aulas referentes ao diagnóstico e tratamento da disfagia. Também participou do evento da Dra Corinne A Jones, da Universidade de Wisconsin (USA), que por teleconferência apresentou aula sobre Manometria de Alta Resolução no diagnóstico da disfagia.
Houve participação ativa dos congressistas, que aproveitaram a oportunidade de contacto com profissionais de vários estados, com a Dra Catriona, e com os palestrantes.

Disfagia tem se tornado um importante sintoma diante das perspectivas de melhora dos recursos médicos, que aumentam a sobrevida dos pacientes mas com possibilidades de ter como conseqüência a dificuldade de deglutição, pelo envelhecimento, pelas doenças e pela prematuridade. O problema foi bem retratado em publicação recente, em trabalho de Patel et al publicado em Diseases of the Esophagus em 2018, volume 31, páginas 1 a 7.

Formação e desenvolvimento de profissionais que atuam com pacientes disfágicos, e avanços no conhecimento científico do sintoma foram os objetivos principais do evento.

01
02
03
MPY_6138
MPY_6942
MPY_7006