8 de dezembro de 2017 Por SBMDN

A participação da SBMDN na SBAD 2017

CURSO PRÉ-CONGRESSO:

Durante a XVI SBAD 2017 foi realizado o tradicional Curso Pré-congresso da SBMDN . Houve participação de 29 palestrantes nacionais de 09 estados brasileiros, além do conferencista internacional Prof. Dr. Eammon Quigley, Professor de Gastroenterologia, Houston M. Medical College, E.U.A. .

O curso contou com 96 participantes inscritos de 17 estados brasileiros, de todas as regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte – demonstrando o amplo interesse na atualização de temas ligados a motilidade digestiva e neurogastroenterologia.

Durante o curso, houve realização de uma mesa-redonda sobre avanços na avaliação funcional do esôfago, na qual foram abordados temas atuais, como: a avaliação da reserva peristáltica esofágica por meio de deglutições rápidas, a avaliação da função do diafragma crural na manometria esofágica, o desenvolvimento e aplicação da classificação de Chicago atualizada e o possível emprego da planimetria por impedância (FLIP).

As conferências nacionais abordaram novos conceitos na patogênese da esofagite e no tratamento da doença do refluxo, além de extensa revisão sobre os avanços no conhecimento da microbiota intestinal.

A Conferência internacional proferida pelo Prof. Quigley abordou “Novos Aspectos na Patogênese da Síndrome do Intestino Irritável, destacando a sua heterogeneidade e a participação de fatores intraluminais na expressão dos sintomas.

Foram apresentadas experiências com casuísticas pessoais sobre a avaliação clínica após a Miotomia Endoscópica Peroral , abordada pela Dra. Claudia de Recife, Pernambuco e sobre a avaliação clínica, radiológica e manométrica antroduodenal em pacientes com dismotilidade intestinal crônica pela Dra. Lucilene de Londrina-Paraná.

As tradicionais sessões de apresentação de casos clínicos com participação interativa (03 sessões) abordaram diversas situações clínicas. Na primeira foram abordadas afecções esofágicas – pirose funcional, dor torácica e obstrução do fluxo na junção esofagogástrica. Na segunda, houve a discussão sobre casos que se apresentam com vômitos recorrentes – gastroparesia, síndrome do vômito cíclico e hiperemese canabinóide, síndrome da ruminação. Na terceira se discutiu sobre intolerância a carboidratos e alterações motoras anorretais.

As apresentações no curso pré-congresso estarão brevemente disponíveis para acesso no site da SBMND.

A Diretoria da SBMDN agradece a todos os palestrantes que contribuíram com sua experiência para o sucesso do Curso, e espera que tenha sido proveitoso para os colegas que participaram, esperando revê-los no próximo ano.

TEMAS DE MOTILIDADE DIGESTIVA E NEUROGASTROENTEROLOGIA NA PROGRAMAÇÃO DA SBAD.

Vários temas ligados a Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia constaram na programação da SBAD.

Os distúrbios funcionais do aparelho digestivo foram tema de várias apresentações. Houve uma conferência proferida pelo presidente da SBMDN, Prof. Joaquim Prado Moraes-Filho, sobre Pirose Funcional. O convidado internacional, Prof. Quigley, abordou os fatores intraluminais que tem papel na patogênese da Síndrome do Intestino Irritável. Os novos critérios dos propostos no Consenso Roma IV foram discutidos em duas mesas-redondas sobre Dispepsia Funcional e Síndrome do Intestino irritável. O emprego de neuromoduladores no tratamento dos distúrbios funcionais foi amplamente enfatizado.

Mesas redondas sobre afecções esofágicas incluíram: avaliação funcional do esôfago na doença do refluxo, novos tratamentos da doença do refluxo gastroesofágico, avanços no diagnóstico e tratamento da acalásia, e uma atualização sobre a esofagite eosinofílica.

As modificações epidemiológicas que vem ocorrendo com a esofagopatia chagásica, afecção genuinamente nacional, foi abordada em uma conferência com caráter histórico, proferida por Joffre Rezende Filho. Afecção conhecida como “mal de engasgo”, caracterizada por disfagia crônica, de caráter endêmico no interior brasileiro, foi reconhecida como manifestação digestiva da Doença de Chagas, exemplo de neuropatia entérica e reconhecidamente a primeira etiologia responsável por casos de acalásia.

Os distúrbios motores gástricos foram abordados em mesa–redonda sobre o diagnóstico e tratamento da gastroparesia, destacando-se a piloromiotomia endoscópica. As alterações motoras gastrointestinais no diabetes mellitus foram destaque em outra mesa-redonda.

Os distúrbios motores anorretais foram abordados em mesas-redondas sobre o manejo da constipação intestinal e sobre novos avanços no manejo da incontinência fecal.

Mesa-redonda sobre “Neuro-estimulação Elétrica nos Distúrbios Motores do Trato Gastrointestinal abordou, pela primeira vez em uma SBAD, esta nova modalidade de tratamento compreendendo o estimulo do esfíncter esofágico inferior na doença do refluxo gastroesofágico, a neuroestimulação gástrica na gastroparesia e, também, a neuroestimulação sacral no tratamento da incontinência fecal e na constipação intestinal. Certamente, esta modalidade terapêutica tende a se expandir no futuro próximo.

SBMDN-na-SBAD-1

SBMDN-na-SBAD-2

SBMDN-na-SBAD-3