Manometria Anorretal
O QUE É MANOMETRIA ANORRETAL?
A manometria anorretal é um exame realizado para avaliar pacientes com constipação ou incontinência fecal. Alguns pacientes podem ter dificuldades para evacuar mesmo fezes normais e isto faz suspeita de dissinergia pélvica. O teste mede as pressões de repouso ou durante esforços dos músculos do esfíncter anal, da pressão e das sensações no reto e se há presença dos reflexos neurais necessários para a evacuação sem dificuldades
PREPARAÇÃO PARA O PROCEDIMENTO
Geralmente nenhum preparo é necessário. Você pode se alimentar normalmente e ingerir suas medicações habituais. Em alguns centros é solicitada o uso de supositórios de glicerina ou Minilax na noite anterior ao exame ou pela manhã se o estudo for feito no período da tarde.
O PROCEDIMENTO
O teste leva aproximadamente 20 minutos. Você será solicitado a vestir um avental de hospital. Um médico ou enfermeiro explicará o procedimento para você, fará um breve histórico de saúde e responderá a quaisquer perguntas que você possa ter. O paciente então se deita sobre o lado esquerdo. Um tubo pequeno e flexível, do tamanho de um termômetro, com um balão na extremidade é inserido no reto. O cateter é conectado a uma máquina que mede a pressão. Durante o teste, o pequeno balão preso ao cateter pode ser inflado no reto para avaliar as vias reflexas normais. O operador solicitará à pessoa para contrair, relaxar ou fazer esforços em vários momentos. As pressões musculares do esfíncter anal são medidas durante cada uma dessas manobras. Para contrair, o paciente aperta os músculos do esfíncter como se tentasse impedir que algo saísse através do ânus. Para forçar ou pressionar, o paciente se esforça como se estivesse tentando evacuar.
Outro teste pode ser feito que consiste na medição do tempo que leva para expelir um balão do reto.
Após o exame, você pode dirigir para casa e realizar suas atividades normais,
O QUE PODE SER DIAGNOSTICADO COM A MANOMETRIA ANORRETAL?
A área anal e retal contém músculos especializados que são úteis para regular a passagem adequada dos movimentos intestinais e evacuatórios. Normalmente, quando as fezes entram no reto, o músculo do esfíncter anal se contrai para evitar a passagem das fezes em um momento inconveniente. Se esse músculo estiver fraco ou não se contrair em tempo hábil, pode ocorrer incontinência (vazamento de fezes). Normalmente, quando uma pessoa empurra ou carrega para baixo para evacuar, os músculos do esfíncter anal relaxam. Isso fará com que as pressões diminuam, permitindo a evacuação das fezes. Se os músculos do esfíncter se contraírem ao esforço, isso pode contribuir para a constipação e a dissinergia. A manometria anal mede a força dos músculos do esfíncter e se eles relaxam como deveriam durante a passagem das fezes. Ele fornece informações úteis ao médico no tratamento de pacientes com incontinência fecal ou constipação grave. Existem muitas causas de incontinência fecal. Músculos fracos do esfíncter anal ou sensação deficiente no reto podem contribuir para a incontinência fecal. Se essas anormalidades estiverem presentes, elas podem ser tratadas. Técnicas de biofeedback usando manometria anal e exercícios especiais dos músculos do assoalho pélvico podem fortalecer os músculos e melhorar a sensação. Isso pode ajudar a tratar a incontinência fecal. Existem muitas causas de constipação. Alguns envolvem movimentos lentos em todo o cólon, enquanto outros envolvem os músculos do esfíncter anal. Em alguns pacientes com constipação, os músculos do esfíncter anal não relaxam adequadamente ao pressionar ou empurrar para evacuar. Essa função muscular anormal pode causar um tipo funcional de obstrução e chamamos de Dissinergia pélvica. Os músculos que não relaxam com a postura para baixo podem ser treinados novamente com técnicas de biofeedback usando manometria anal.
RISCOS DA MANOMETRIA ANORRETAL
A manometria anorretal é um procedimento seguro e de baixo risco e é improvável que cause dor.
A falha do equipamento é uma possibilidade remota.
Se você é alérgico ao látex, deve informar a enfermeira/técnico antes do teste para que um balão sem látex possa ser usado.


